domingo, 5 de maio de 2013

Pais devem ter cuidado ao escolherem plantas para casa


 
É preciso ter cautela ao escolher plantas para dentro de casa. Elas são uma ótima alternativa para embelezar o ambiente, entretanto, também podem representar alguns perigos, principalmente, para crianças pequenas, ainda com o hábito de levar objetos à boca. Quem engolir alguma espécie tóxica poderá apresentar diarréia, vômito, queimaduras na boca e manchas na pele.
Entre as plantas tóxicas mais conhecidas estão: copos de leite, comigo-ninguém-pode, bico de papagaio, mamona e pinhão roxo (planta típica do cerrado que recentemente intoxicou crianças no Distrito Federal). Para evitar que as crianças corram este risco, o Coordenador da Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha, alerta pais e responsáveis para não terem plantas tóxicas dentro de casa e nos arredores. “Mais importante do que eliminar as espécies ameaçadoras de perto dos pequenos, é orientar os filhos para não entrarem em contato com qualquer tipo de planta”.
O Coordenador explica também que, em caso de intoxicação, os pais devem encaminhar as crianças imediatamente para um pronto socorro, antes mesmo de aparecerem os primeiros sintomas.

Sem comentários:

Enviar um comentário