terça-feira, 30 de julho de 2013

Juros do cartão de crédito chegam a 654% ao ano

O estudo revelou também que as taxas de juros no parcelamento da fatura chegam a 556,66% ao ano
cartões de crédito 2012Os juros rotativos nos cartões de crédito no Brasil são de até 654,02% ao ano, revelou uma pesquisa da Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor divulgada na última segunda-feira (29). 
Cobrada sobre o restante da fatura quando o cliente paga só o seu valor mínimo, essa taxa anual foi observada, em outras instituições bancárias, com juros de 49,37% ao ano — uma variação de mais de 600% sobre o mesmo produto (veja tabela abaixo).
Em relação aos juros na função saque, cobrados quando o cliente retira o valor disponibilizado no cartão, as maiores taxas foram de 628,02% ao ano. O estudo revelou também que as taxas de juros no parcelamento da fatura chegam a 556,66% ao ano.
De acordo com a pesquisa, vale mais entrar no cheque especial ou até contratar um crédito pessoal do que retirar dinheiro no cartão, uma vez que neste caso os juros são maiores. 
O estudo alerta que há dois tipos de cartão de crédito: básicos e diferenciado. O básico vale apenas para pagamento de contas, compras ou serviço. Já o diferenciado serve para esses serviços e também está atrelado a programas de recompensas e benefícios. 
Usar o cartão no exterior, por sua vez, é recomendado só em último caso, pois além da cobrança de tarifas como IOF (Imposto sobre Operações de Crédito), de 6,38%, o cliente fica dependente da cotação do dólar, que pode ser maior no vencimento da fatura em relação ao dia da compra. 
A Associação enumerou ainda uma série de dicas para evitar o endividamento e controlar melhor as finanças. Entre elas estão não emprestar o cartão a terceiros; usar apenas um cartão por vez; fugir de múltiplos parcelamentos e comparar as taxas de custos antes de contratar o cartão.


Sem comentários:

Enviar um comentário