terça-feira, 30 de julho de 2013

Neymar faz primeiro treino com bola e é relacionado para viagem à Polônia

Barcelona confirma inclusão do atacante no elenco que enfrenta o Lechia Gdansk nesta terça-feira. Brasileiro pode fazer sua estreia pela equipe


Em seu primeiro dia na rotina de jogador do Barcelona, Neymar 
reencontrou a bola e ficou mais perto de sua estreia: o atacante fez uma atividade com o resto do elenco na tarde desta segunda-feira e logo depois do treino foi confirmado na delegação que viaja à Polônia, onde deve entrar em campo por alguns minutos no amistoso contra o Lechia Gdansk, terça.
A princípio, a estreia de Neymar estava marcada para sexta, em amistoso contra o Santos, no Camp Nou, às 16h30m (de Brasília), pelo Troféu Joan Gamper. Entretanto, o craque acabou relacionado para o jogo desta terça com o Lechia Gdansk, da Polônia, às 15h45m (de Brasília), que terá transmissão ao vivo do SporTV e cobertura em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM.
Neymar, aliás, é uma das poucas estrelas do Barça a viajar para a Polônia. Todos os outros jogadores que disputaram a Copa das Confederações permanecerão na Catalunha, onde seguirão treinando normalmente. Por outro lado, Messi também está confirmado para a partida.
neymar barcelona treino (Foto: Cláudia Garcia)Neymar faz seu primeiro treino com bola no Barcelona (Foto: Cláudia Garcia)
Daniel Alves: companheiro inseparável
Faltavam poucos minutos para as 19h (13h em Brasília), quando Neymar e Messi entraram no gramado do centro de treinamento do Barcelona para o primeiro treino orientado pelo novo técnico, o argentino Gerardo Martino. Os dois craques foram os últimos a entrar, mas não vieram juntos nem sozinhos. Das arquibancadas se escutavam os cliques das câmeras, todas elas apontadas na direção da porta que dá acesso ao gramado. Era Daniel Alves, seguido por Neymar. Logo em seguida, estava Messi, lado a lado com um dos seus melhores amigos no Barça, o goleiro reserva Pinto.
O argentino e o goleiro reserva formam uma das duplas mais próximas no vestiário. Porém, com a chegada de Neymar, o craque brasileiro e o lateral-direito da Seleção estão tão próximos que parecem uma fotocópia de Pinto/Messi. Para sorte do novo camisa 11, Alves e Messi também são amigos. O lateral-direito demonstrou no primeiro treino que terá um papel fundamental no sucesso da dupla Messi-Neymar dentro de campo.
neymar barcelona treino (Foto: Cláudia Garcia)Neymar e Daniel Alves (de costas) iniciam os trabalhos (Foto: Cláudia Garcia)
Finalmente, toque na bola
Neymar caminhava em passo lento e um pouco tímido. Cabisbaixo, o craque se limitou a seguir o colega da Seleção. Dani Alves correu na direção de Adriano e Jonathan dos Santos, que trocavam passes entre eles e alargaram a roda para os dois. O mexicano Jonathan (irmão de Giovani dos Santos e filho de um ex-jogador brasileiro) também fala português, e o grupo ficou bem animado. Os 32 jogadores (22 da primeira equipe e dez do time B) aqueciam de forma livre com bola, à exceção de Messi e Pinto, que ficaram em pé, do outro lado do campo, apenas conversando. O treino oficialmente ainda não tinha iniciado, mas o argentino e o goleiro eram os únicos que não tocavam na bola.
Neymar fez precisamente o contrário. Pouca conversa, mesmo com Dani Alves. O brasileiro estava muito concentrado, sobretudo na bola, e parecia um pouco desconectado das conversas externas. O novo camisa 11 chegou em Barcelona como um ídolo, mas tem um comportamento ainda tímido. Na roda de quatro, Jonathan, Alves e Adriano estavam bem animados, dando risada e trocando abraços, mas Neymar se limitava a sorrir, mostrando que ainda não está no seu habitat natural.
Pouco depois, o grupo foi chamado para fazer exercícios de alongamentos. As duplas voltaram a ficar juntas para os exercícios de pares. Messi sempre com Pinto, e Neymar com Daniel Alves. Mas as duplas estavam distantes. Até então, não havia qualquer contato entre o brasileiro e o argentino. Tata Martino observava de longe e comentava sobre o treino com Jordi Roura, que trocou umas palavras rápidas com Neymar. O camisa 11 continuava sorrindo e seguindo os passos de Dani Alves, que se mostrou muito empenhando em facilitar a adaptação do ex-santista ao novo time.
Neymar e Messe Bacrlona treino (Foto: Reuters)Neymar e Messi durante o treino do Barcelona (Foto: Reuters)
Terminados os exercícios de alongamento, a bola voltou a ser a protagonista do gramado. Rapidamente, a comissão técnica ordenou a formação de três grupos para a tradicional roda de bobinho. Dani Alves, Jonathan e Montoya começaram fazendo a contagem do número de jogadores para realizar as divisões. E como o lateral-direito da Seleção e o camisa 10 do Barça sempre ficam na mesma roda do bobinho, Neymar também ficou junto. O momento fez a festa dos fotógrafos, que rapidamente dispararam para captar a primeira troca de bola entre os dois craques do Barcelona.
Na roda de bobinho, Messi e Neymar não ficaram lado a lado, nem conversaram. Já Pinto e Daniel Alves, os fieis companheiros, eram os mais animados, se jogavam no chão e simulavam entradas de “carrinho” nos companheiros. Neymar ria e aplaudia. Montoya também trocou uma rápida conversa com o atacante brasileiro, que continuava sorrindo naturalmente, tal como Messi, que apesar de estar no seu meio natural, não se deixava entusiasmar muito com o ambiente.
O novo camisa 11 ficou algumas vezes no centro. Mas como eram sempre dois jogadores no meio da roda ao mesmo tempo, não deu para ver muito o toque de bola de Neymar durante os 15 minutos de treinamento abertos à imprensa. Messi também ficou na sombra. Ambos tentavam evitar os flashes das dezenas de jornalistas que estavam nas arquibancadas a uma distância significativa.
neymar barcelona treino (Foto: Cláudia Garcia)Atacante brasileiro participa da roda de bobinho (Foto: Cláudia Garcia)
A outra roda era formada pelos atletas da seleção espanhola e a terceira pelos jogadores do Barcelona B. Mas naturalmente, todas as atenções estavam voltadas para a dupla Messi-Neymar.
No período aberto à imprensa, Tata Martino não interagiu com o grupo, nem com Neymar em particular. O argentino se mostrou muito observador e pouco falou nestes primeiros minutos do treinamento.
Neymar e Daniel Alves Barcelona (Foto: Getty Images)Neymar e Daniel Alves: inseparáveis no primeiro
dia do atacante no Barça (Foto: Getty Images)
Neymar se separa dos parças, da família e de Daniel Alves por um dia
Na terça-feira, Neymar vai viajar para a Polônia. Adriano também está no grupo, assim como alguns jogadores do Barça B. Os jogadores da Fúria e Daniel Alves (por disputarem a Copa das Confederações) ficam em Barcelona. O ex-craque do Santos deve entrar em campo durante alguns minutos no amistoso contra o Lechia Gdansk.
A intenção do Barça ao levar Neymar até Gdansk é limpar a imagem perante o time polaco e os patrocinadores do jogo, já que este duelo foi adiado há duas semanas, por conta da saída de Tito Vilanova do comando técnico da equipe catalã.
Mas o mais importante dessa viagem é que será a primeira de Neymar e Messi juntos. O brasileiro e o argentino terão a primeira grande chance para baterem um papo e se entrosarem em campo e fora dele. Logo no segundo dia em Barcelona, o novo camisa 11 vai ter de tentar se ambientar sozinho mesmo, já que Daniel Alves não viaja com o grupo.
Confira a lista completa dos relacionados:
Goleiros: Oier Olazábal e Pinto;
Defensores: Montoya, Bartra, Adriano, Sergi Gómez, Planas e Bagnack;
Meio-campistas: Song, Sergi Roberto, Jonathan dos Santos, Kiko Fermenía, Dani Nieto, Juan Román, Samper, Espinosa, Ilie e Patric;
Atacantes: Neymar, Messi, Alexis, Tello e Dongou.

Sem comentários:

Enviar um comentário