terça-feira, 30 de julho de 2013

Pesquisa afirma que 44% dos homens nunca foram ao urologista


Prevenção para o câncer de próstata pode começar bem antes dos 40 anos
 Reprodução

Prevenção para o câncer de próstata pode começar bem antes dos 40 anos

Os tumores na próstata não apresentam sintomas, e no geral levam anos para causar algum tipo de complicação, por isso é importante visitar o urologista e fazer os exames anualmente após os 40 anos. No entanto, uma pesquisa brasileira feita Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), afirma que quase metade dos homens nessa faixa etária nunca fez um consulta ao médico urologista, excluindo a possibilidade de encontrar um câncer de próstata precocemente.
O órgão entrevistou cinco mil homens, e revelou que 47% dos entrevistados nunca realizaram exames para detectar o câncer de próstata, 44% jamais se consultaram com o urologista e 51% nunca fizeram exames para aferir os níveis de testosterona (hormônio masculino) no sangue.
De acordo com os pesquisadores, os números mostram porque o câncer de próstata é hoje o segundo câncer que mais acomete homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em 2012, foram diagnosticados 60.180 novos casos dessa neoplasia, com ocorrência principalmente depois dos 65 anos, segundo o último levantamento realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Pelo fato de o câncer de próstata não apresentar sintomas, principalmente quando está em fase inicial, é recomendável que todos os homens a partir dos 40 anos de idade se submetam ao exame de toque retal e ao PSA (antígeno específico da próstata). Na primeira alternativa, o exame é feito por meio da análise do formato e consistência da próstata a partir do tato do médico. Já o exame de antígeno, específico da próstata, determina o nível de PSA no sangue, uma proteína produzida exclusivamente pela próstata que tem sua quantidade aumentada significativamente em casos de câncer.
A prevenção para o câncer de próstata pode começar bem antes dos 40 anos, idade em que o homem deve começar a fazer consultas anuais com o urologista. "Há alimentos que previnem o câncer de próstata e outros que podem influenciar o aparecimento da doença, em pacientes com pré-disposição a ela", afirma o nutrólogo Celso Cukier, do Hospital São Luiz. Fazer uma dieta seletiva, portanto, é fundamental para a saúde do aparelho reprodutor. A melhor parte dessa história? "Existem opções muito saborosas, disponíveis no dia a dia, indicadas para prevenir o câncer na próstata, não são alimentos difíceis de encontrar", diz o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Médica Brasileira de Nutrologia. 

Postado por: LAILA NUNES

Fonte: MINHA VIDA

Sem comentários:

Enviar um comentário