sábado, 28 de setembro de 2013

Língua é indicador de diversas doenças; saiba mais

Examinar aspectos dela pode ser determinante para o diagnóstico de patologias

 Divulgação

Examinar aspectos dela pode ser determinante para o diagnóstico de patologias

Que a boca é um grande indicador biológico para saber como anda a saúde de cada paciente, já é sabido. Mas não são somente os lábios, garganta e gengivas que apontam problemas sistêmicos. A língua é uma grande fonte de informações sobre a saúde de cada um e, por isso, examinar os aspectos dela (coloração, textura e odor) pode ser determinante para o diagnóstico de patologias.
No exame clínico da língua, a alteração na cor pode indicar, por exemplo, uma anemia, se estiver muito esbranquiçada. “Lesões aftosas indicam uma estomatite, ou alguma doença que esteja provocando queda da imunidade do paciente. Porém, o diagnóstico nunca deve ser definido avaliando apenas um aspecto, outros dados clínicos devem ser considerados, para definir um resultado”, diz a odontopediatra Alessandra Rentes.
Por isso, sendo a língua tão importante (do ponto de vista clínico) quanto os dentes para a manutenção de uma boa saúde bucal, nunca é demais reforçar os cuidados com a higiene dela, pois grande parte dos pacientes acaba se preocupando apenas com a aparência do sorriso.
“A língua tem uma textura que acumula biofilme da mesma forma que as outras estruturas da boca. Se não higienizada acumula bactérias causa halitose e infecções bucais. Sua higiene pode ser feita com a própria escova de dentes e se o paciente tiver ânsia pode lançar mão dos limpadores de língua disponíveis no mercado, sempre fazendo o movimento de dentro pra fora para facilitar essa higiene”, complementa.

Postado por: MAYARA FERNANDES

Fonte: SAÚDE.TERRA.COM.BR

Sem comentários:

Enviar um comentário