quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Carboidrato: excesso pode aumentar risco de depressão nas mulheres

 

Estudos já haviam ligado o consumo ao aumento dos níveis de serotonina
Reprodução

Estudos já haviam ligado o consumo ao aumento dos níveis de serotonina

Muitas pessoas comem um prato enorme de macarrão e se sentem felizes com isso. Mas, cientistas da Harvard School of Public Health descobriram que este hábito traz, na realidade, mais malefícios que benefícios e pode causar aumento de recorrência de casos de depressão.
Segundo o Daily Mail, depois de 12 anos de estudos e observações referentes a 43 mil mulheres, eles concluíram que aquelas que comem muito carboidrato, carne vermelha, macarrão, pão e batata têm entre 29% e 41% mais chances de desenvolver depressão.
Por outro lado, eles descobriram que as adeptas de uma dieta rica em azeite de oliva, café, vinho e peixe têm menos chances de sofrerem da doença.
A relação exata entre carboidratos e depressão não foi estabalecida, já que os estudiosos não sabem dizer se o consumo é que provocado pela depressão ou se as pessoas que já têm a tendência recorrem a um prato de macarrão quando não se sentem bem.
De acordo com um estudo anterior desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology sugeria que as pessoas recorrem aos carboidratos quando o hormônio do prazer, a serotonina, sofre quedas.
"Há muitos anos, descobrimos que as pessoas sofrem da "experiência universal do desejo de carboidrato" entre 15h30 e 17h todos os dias", explica o estudo. De acordo com eles, a tradição cultural do chá da tarde inglês pode ser um dos motivos causadores deste ritual.


Postado por: Mayara Fernandes

Fonte: saúde.terra.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário