terça-feira, 29 de outubro de 2013

Dentista do Bem: a solidariedade levantando o amor próprio de crianças

Em Campos uma lei de distribuição de kits de higiene bucal foi aprovada pela Câmara

 Divulgação / Mauro de Souza

Em Campos uma lei de distribuição de kits de higiene bucal foi aprovada pela Câmara

Sempre ouvimos dizer que um belo sorriso abre várias portas e que também é o cartão postal do rosto de uma pessoa. Porém, infelizmente muitas pessoas não possuem um sorriso bonito e uma boca saudável, por questões sociais ou até mesmo, por agressões físicas. Querendo mudar um pouco essa realidade, dentistas solidários criaram o programa Dentista do Bem.
O projeto, que está há 10 anos ajudando pessoas a melhorar a saúde bucal, surgiu a partir do momento em que um dentista de São Paulo, Fábio Bibancos, resolveu escrever um livro de orientação aos pais, de como cuidar da saúde bucal dos filhos. Com o livro publicado, o dentista recebeu vários convites para dar palestras em escolas particulares e públicas. E foi na escola pública, que seu conceito mudou.
Nas escolas ele percebia que as mães chegavam para tirar dúvidas e diziam que não tinham condições de arcar com um tratamento bucal para o filho, então Fábio percebeu que seu livro estava fora do contexto social. Desde este dia, Fábio Bibanco resolver criar o programa com o intuito de ajudar crianças e adolescentes a terem uma boca mais bonita e saudável.
Campos conta com um número de 150 dentistas que atendem gratuitamente cerca de 250 pacientes em seus consultórios. Os beneficiados são crianças e adolescentes de 11 a 17 anos que estudam em escolas públicas e que estejam próximos do primeiro emprego.
Segundo o diretor municipal do programa e também dentista cirúrgico, Maurício Ribeiro, toda a seleção destes pacientes é feita através de uma triagem nas escolas. “Percebemos que nas escolas públicas, principalmente pelas questões sociais, as crianças e adolescentes apresentam mais problemas bucais, então as crianças são selecionadas e encaminhadas para o consultório onde receberá um tratamento até seus 18 anos, ou até seu primeiro emprego”, explicou Maurício.
O programa, além de ser desenvolvido em todo território nacional, funciona também em 10 países da América Latina e em Portugal. “Não recebemos nenhum tipo de ajuda, a responsabilidade é totalmente direcionada aos dentistas solidários”, diz Maurício.
O sorriso e belos dentes assim como qualquer outra parte do corpo humano, atrai a atenção de pessoas próximas, ou não. De acordo com o dentista Maurício, a autoestima de uma pessoa pode mudar totalmente com cuidados e tratamentos.
“Hoje em dia sabemos que muitas crianças e jovens sofrem preconceitos em determinadas características que possuem. Isso também acontece com pessoas que possuem dentes quebrados e uma boca não saudável”, revelou.
E acrescentou: “Já tive experiência de crianças que só aceitaram ser examinados comigo porque tinham vergonha, ou até mesmo, medo de perder mais dentes. Problemas bucais não geram apenas problemas estéticos, mas também infecções bucais, diabetes e cáries que depois podem vir a ocasionar infartos”, alertou Maurício.
Ainda de acordo com o dentista, a saúde bucal é uma questão de saúde pública, onde deve haver uma distribuição de kits de higiene bucal nas escolas, farmácias básicas e também na cesta básica. No Brasil, o consumo médio de escovas de dente é de uma por família durante um período de um ano.
Na Câmara Municipal de Campos, foi aprovada uma lei em que escolas públicas serão contempladas com kits de higiene bucal (escova, fio dental e pasta dental) e cerca de 50 mil estudantes serão beneficiados.
Os dentistas que se interessarem em ingressar no projeto podem acessar o site: www. turmadobem.org.br ou ligar para o telefone: (22) 2723- 6435 ou também enviar um email para dr.mauricioribeiro@uol.com.br.

APOLÔNIAS DO BEM
Personagem histórica, Apolônia viveu em Alexandria, no Egito, e morreu em 249 d.C., após ser presa, espancada e ter seus dentes quebrados e arrancados. A partir desta triste realidade, a Turma do Bem, resolveu criar um programa para ajudar as mulheres vítimas de violência doméstica: Apolônia do Bem.
As mulheres recebem tratamento odontológico gratuito, também através de uma triagem. Diferentemente do Dentista do Bem, este programa não conta com trabalhos de voluntários, que conta exclusivamente com ajuda das empresas parceiras do programa.

Postado por: LAILA NUNES

Fonte: LAILA NUNES / ESTAGIÁRIA

Sem comentários:

Enviar um comentário