sábado, 30 de novembro de 2013

Dúvidas para escolher uma profissão, que tal um teste vocacional?

Vocação é expressão de uma aptidão concretizada com prazer e criatividade

 Reprodução / Vagner Basilio

Vocação é expressão de uma aptidão concretizada com prazer e criatividade

A hora de escolher uma profissão geralmente vem acompanhada de muita insegurança, ansiedade e medo. As habilidades naturais precisam ser levadas em conta na hora de decidir sobre o futuro. É nessa hora que entra o teste vocacional, que é uma ótima orientação para quem ainda não sabe o que quer.
Muita calma nessa hora! Sabemos que as opções são infinitas e no momento de decidir qual profissão seguir, é preciso estar atento as habilidades, como, por exemplo, o que gosta de fazer nas horas vagas ou as matérias que mais gosta (ou gostava) no colégio.
“Quem tende a escolher a área tecnológica, geralmente tem um bom raciocínio matemático, têm habilidades numéricas. Já as pessoas que tendem a escolher carreiras que envolvem a comunicação, como direito, administração, vendas, têm mais habilidade verbal, de se expressar, usar as palavras”, explica a psicóloga e orientadora vocacional Margarete Azevedo.
Engana-se quem acha que a indecisão somente faz parte do mundo adolescente. Muitos adultos já formados ainda têm dúvidas se a profissão escolhida é mesmo o melhor caminho a seguir. “Tem gente que passou a graduação inteira com dúvidas e a dúvida permaneceu depois de formado, mas isso não é problema, por que não ter duas profissões?”, indaga Margarete.
VOCAÇÃO
A vocação é uma aptidão natural que direciona alguém para desempenhar uma determinada função. O objetivo do teste vocacional é avaliar, analisar, esclarecer e informar, abrindo um leque de oportunidades que cada área oferece seguindo as habilidades pré-estabelecidas.
“Vocação é expressão de uma aptidão, sim, mas desde que concretizada com prazer e criatividade. A tendência de um adolescente normalmente seria pelo interesse, de como ele se vê no futuro – quem vou ser, como vou ser, profissionalmente o que eu vou estar fazendo? – e também as matérias que ele tem mais interesse”, assegura a orientadora.
Margarete explica que é muito comum que uma pessoa comece a se dedicar a um curso ou profissão e descubra que aquela não é sua verdadeira vocação. “Já orientei uma menina que fazia medicina e interrompeu o curso e começou a fazer jornalismo, ela estava com 19 anos no segundo ano de medicina. Ela não estava feliz fazendo o curso de medicina e começou a matar aula, o resultado dela era ruim, começou a ficar deprimida. É isso que ocorre quando você está numa escolha que não é a escolha correta”, ressaltou Margarete.
A orientação vocacional não define o que uma pessoa vai ser e sim abre um leque de opções.
“Tem algumas pessoas que às vezes ficam completamente perdidas porque quer um monte de coisas. Normalmente quem quer muita coisa ao mesmo tempo é porque ainda está muito imaturo para fazer uma escolha”, afirma Margarete que há 22 anos atua como orientadora vocacional.
GUIA DAS PROFISSÕES
Você tem dúvida ou conhece alguém que tenha? O Site Ururau vai te ajudar a esclarecer algumas delas. O Guia do Estudante da Editora Abril é um glossário que explica as áreas de atuação de cada profissão, além de informar qual personalidade se enquadra melhor nas profissões, suas habilidades e interesses. Mas se ainda assim você ficar na dúvida, Margarete aconselha.
“Procure os profissionais que atuam na área do seu interesse, visite os lugares onde eles trabalham e se informe bastante sobre a profissão que escolheu ou que vai escolher. E se ainda assim tiver dúvidas procure um profissional para poder se orientar melhor”, recomenda.
ÁREAS DE INTERESSE E ATUAÇÃO
Aptidão são as habilidades que podem ser: numérica, verbal, mecânica e espacial. Conforme orientação da psicóloga Margarete Azevedo, abaixo seguem as áreas e as profissões ligadas a elas, confira:
Ar Livre – profissões ligadas a natureza, como biólogo ambiental, engenharia florestal, meteorologista, agronomia, medicina veterinária,
Mecânica – segurança do trabalho, montador de computador, piloto, maquinista, eletricista, mecânico.
Cálculos – contabilidade, computação, comércio exterior, engenheiro estatísticos, quando o individuo tem habilidades numéricas ele não gosta de português.
Persuasiva - publicidade/propaganda, repórter, turismo, advogado, psicólogo,
Artística – ator, atriz, artista plástico, bacharel em artes cênicas, decorador, vitrinista.
Literária – diplomata, tradutor -interprete, autor, editor.
Musical – músico, fabricante de instrumentos musicais, compositor, professor de música.
Científica – arqueólogo, museólogo, nutricionista, geógrafo, biólogo.
Serviço Social – fonoaudióloga, médico, enfermeiro, fisioterapeuta, médicos cirurgiões, professor.
Serviços de Escritório – arcabouço de uma empresa administrativa – contador, secretaria executiva, bibliotecário.
fonte ururau


Sem comentários:

Enviar um comentário