segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Veja 5 modelos de currículos e escolha o melhor para seu perfil profissional


Com a chegada de 2014, muitos profissionais almejam um emprego novo. O primeiro passo para alcançar o objetivo é elaborar um bom currículo, já que ele é a primeira oportunidade de conquistar a atenção do recrutador e passar para a segunda etapa de um processo seletivo. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de elaborar este documento.
160146459
Para o presidente da ABRH-RJ (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Paulo Sardinha, entre os principais cuidados estão de adaptar o currículo ao tipo de vaga pretendida. Além de ser claro e objetivo, o currículo deve estar de acordo com o perfil do profissional e da vaga almejada, o que o destacará dos demais. “O currículo é a sua oportunidade de ser chamado para dentro da empresa; é o responsável pela primeira impressão causada no recrutador. Nunca se esqueça de que a função do currículo é vender você, a sua imagem, a ideia de que você poderá agregar as suas habilidades àquela empresa”, acrescentou.
Mas como saber qual tipo de currículo se adéqua melhor ao seu perfil e ao cargo pretendido? Antes de tudo, é necessário fazer uma autoavaliação e uma pesquisa sobre a vaga pretendida e a empresa na qual se deseja ingressar. “Reveja sua experiência profissional e defina em qual área deseja atuar naquela corporação e por que”, orientou.
Sardinha lembra que a vida profissional possui várias fases e que há currículos adequados a cada uma delas. De acordo com ele, há itens que são imprescindíveis e outros que são dispensáveis dependendo do cargo. Para pessoas que não têm experiência ou procuram por estágio, ele orienta que sejam destacadas experiências que possam contribuir com a oportunidade em questão. Atividades acadêmicas, trabalhos voluntários e cursos extracurriculares são bons exemplos.
Por onde começar?
Concluída a etapa acima, é hora de começar a redigir o currículo. Primeiro deve-se colocar informações fundamentais para qualquer currículo, como dados pessoais, objetivos e área de atuação, resumo de qualificações e escolaridade. Preenchidos estes itens, é hora de saber qual modelo de currículo se adapta melhor a você. Confira abaixo uma lista com a descrição de alguns modelos:
Cronológico
Este modelo é indicado para quem busca uma recolocação em cargos e empresas semelhantes às anteriores.
Enfatize experiências profissionais, relacionadas das mais recentes às mais antigas. Recomendável para quem possui uma carreira constante e tem a intenção de destacar o histórico profissional.
Funcional
É indicado para quem não possui muita experiência ou está há muito tempo na mesma corporação.
Destaque as competências e as habilidades em vez do histórico profissional. Frisar as capacidades e talentos sem precisar mencionar todos os trabalhos anteriores. É recomendável colocar as melhores experiências após as habilidades.
Geral
É indicado para quem possui muitas experiências e permaneceu pouco tempo nas empresas em que trabalhou.
Combine as principais qualificações com as experiências profissionais, sem dar destaque a dados muito específicos. Mais utilizado por jovens, que, atualmente, ficam mudando de funções e empresas.
Misto (cronológico + funcional)
Indicado para candidatos que possuem passagem por excelentes empresas e atuação em ótimos cargos.
Não é recomendável caso o candidato não preencha os requisitados citados anteriormente, pois destaca muitos pontos, quando o primordial é destacar somente os melhores.
Direcionado
É indicado para o candidato que deseja uma vaga específica em uma empresa específica.
As informações relevantes ao cargo devem ser priorizadas, deixando de fora experiências, cargos e cursos que não agreguem valor à vaga pretendida.
Fonte: InfoMoney

Sem comentários:

Enviar um comentário