sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Adivinhe que país está longe de ser um exemplo no aspecto ambiental?

Na Copa do Mundo dos países sérios e que preservam o meio ambiente o Brasil ficaria nas eliminatórias e não participaria da festa

Tempos de férias são ideais para institutos divulgarem suas pesquisas. No país que somente começa a funcionar depois do Carnaval – e que este ano terá ainda Copa do Mundo e eleições – os estudos, enquetes e números ajudam a entender certos cenários, além de preencherem calhaus jornalísticos. Ontem, este espaço tratou de pesquisas sobre educação e analfabetismo e mostrou um país na zona de rebaixamento ou na lanterna em diversos indicadores. Hoje trazemos mais levantamentos, mas sobre outros temas.
Especialistas das renomadas universidades norte-americanas de Yale e Columbia avaliaram o desempenho ambiental de 178 países. Acredite, o país com a maior floresta, com as maiores reservas de água doce, com riquíssima biodiversidade e maior acervo de plantas medicinais do mundo teve um desempenho pífio. Isso mesmo. O Brasil ficou a 77 posições do primeiro colocado, a Suíça.
O ranking “Environmental Performance Index” considerou vinte indicadores, como critérios de saúde ambiental; energia e clima; poluição do ar; recursos hídricos; biodiversidade e habitat; recursos naturais; florestas, entre outros.
De zero a 100, o Brasil somou 52,97 pontos e não pode ser considerado um país verde. O pior desempenho foi no aspecto da preservação de recursos florestais, com apenas 10 pontos. Completam o ranking dos dez mais “verdes” Luxemburgo, Austrália, Singapura, República Tcheca, Alemanha, Espanha, Áustria, Suécia e Noruega. E o mais preocupante: na lista até 20 não há nenhum país do continente americano. Somos um bloco de analfabetos ambientais.
Não está fácil pra ninguém enfrentar estes dias quentes de janeiro. O morador de Campos dos Goytacazes também sente na pele os efeitos do calor, do sol escaldante e do pouco caso com o meio ambiente. Com cada vez menos árvores, a cidade fica cada vez mais quente. É natural. Como municípios e estados não fazem a sua parte, perde o país. A recíproca também é verdadeira. Como o Governo Federal não demonstra zelo pelas florestas, rios e recursos naturais, estados e municípios empurram sua poluição e problemas ambientais para debaixo do tapete. E vamos vivendo
fonte terceira via

Sem comentários:

Enviar um comentário