sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Cassados prefeito e vice de Natividade

O prefeito de Natividade, Marcos Antônio da Silva Toledo, o Taninho (PSD), e o vice, Welington Nacif de Mendonça, o Welington da Volks (PSB) foram cassados nesta sexta-feira (31), por gastos ilícitos na campanha eleitoral de 2012 e abuso do poder econômico.

 
Eles também ficaram inelegíveis por oito anos, contados a partir do dia da eleição. O juiz da 43ª ZE, Laurício Miranda Cavalcanti, determinou ainda o afastamento imediato prefeito, que será substituído no cargo pelo presidente da Câmara de Vereadores. Como a chapa foi eleita com 51% dos votos válidos, haverá uma nova eleição no município. Taninho e Welington da Volks podem recorrer da sentença.

Uma denúncia anônima levou fiscais do TRE-RJ a investigar a dação de tickets para abastecimento de veículos, com o compromisso de participarem das carreatas da campanha. Além disso, um contingente considerável de pessoas trabalhou diretamente nas campanhas de Taninho e Welington da Volks, com bandeiras e placas pelas ruas da cidade. Uma parte expressiva dos gastos deixou de ser declarada na prestação de contas dos candidatos. “As omissões constatadas denotam a existência de aporte significativo de recursos na campanha sem o devido registro nas contas prestadas à Justiça Eleitoral, tornando evidente a prática da conhecida caixa dois”, redigiu o juiz.

O juiz da 43ª ZE, Laurício Cavalcanti, levou ainda em conta o impacto das irregularidades no resultado das eleições. Eleito com 4.947 votos, Taninho derrotou o segundo colocado nas eleições por uma diferença de apenas 255 votos, num universo de 9.369 votos válidos. Adversário de Taninho em 2012, Francisco José Bhorer (PT) obteve 4.692 votos. Com a cassação, os votos do prefeito eleito são considerados nulos. A legislação eleitoral prevê a realização de uma nova eleição quando mais de 50% de votos válidos são anulados.
 
Fonte: TRE-RJ

Sem comentários:

Enviar um comentário