domingo, 23 de fevereiro de 2014

Saiba quais alimentos devem ser usados com moderação para não prejudicar a saúde

Foto: Radius Images/CorbiFoto: Radius Images/Corbi





















Alimentos preparados com muito óleo, gorduras, sal e açúcar devem ser evitados, já que esses componentes têm de ser consumidos com moderação. A recomendação está prevista no novo Guia Alimentar da População Brasileira edição 2014, elaborado pelo Ministério da Saúde. De acordo com a nutricionista vinculada à Universidade de Brasília (UnB), Fernanda Bressan, o ideal é que cada pessoa consuma por dia duas gramas diárias de sal e 20 mililitros de óleo. Fernanda Bressan alerta que o consumo excessivo desses alimentos pode causar diversos tipos de doenças.
"O próprio excesso de peso. E em consequência do excesso de peso a diabetes, as doenças articulares, doenças cardiovasculares como hipertensão ou AVC, por exemplo, infarto e alguns tipos de cânceres também estão associados ao excesso de peso", explicaFernanda Bressan.
O empresário Jorge Eduardo Antunes, por exemplo, desenvolveu pré-diabetes por consumir muito açúcar. Além disso, ganhou peso e adquiriu um problema grave de pressão arterial. Agora, para não agravar ainda mais o estado de saúde, o empresário conta que precisa avaliar diariamente o que vai comer.
"Ganhei o hábito de ler rótulos. Então eu sou o maior leitor de rótulos. Eu vou ao supermercado e aqueles produtos que não são naturais, aqueles que são industrializados, eu leio o rótulo de todos. E aí eu vou selecionando o que eu vou levar ou não. Bani biscoito, bani bala, bani bombom, bani chocolate. Eu procuro nunca consumir, por exemplo, algum derivado de açúcar mais do que uma vez por semana. Por exemplo, tem três festas de aniversário para ir. Aí eu vou escolher se em alguma delas eu vou comer um bolo", conta Jorge Eduardo Antunes.
O novo Guia Alimentar da População Brasileira edição 2014 foi elaborado em linguagem acessível para o cidadão e também para educadores e profissionais de saúde. De acordo com a coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, a ideia é estimular o cidadão a planejar as refeições.
"Simplificar a mensagem de tal forma que o indivíduo, o usuário do Sistema Único de Saúde, o cidadão, possa fazer as escolhas alimentares resgatando e valorizando a culinária, buscando planejar as suas refeições, valorizando o que é esse componente social da alimentação", ressalta Patrícia Jaime, coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.
O novo Guia Alimentar da População Brasileira edição 2014 está em fase de consulta pública até o dia 7 de maio. Basta acessar www.saude.gov.br/consultapublica. As contribuições vão ser avaliadas pelo Ministério da Saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário