domingo, 30 de março de 2014

Criador da famosa Dieta Dukan indica pequenas adaptações na alimentação diária que ajudam a perder peso


O nutrólogo francês Pierre Dukan visitou o Rio: Foto: / Roberto Moreyra
Criador da famosa Dieta Dukan, o nutrólogo francês Pierre Dukan acredita já ter ajudado, pelo menos, 35 milhões de pessoas a perder peso — entre elas, Kate Middleton, Penélope Cruz e Fernanda Paes Leme. Considerado um guru do emagrecimento, o especialista é enfático ao dizer o que é preciso para eliminar gorduras: gostar de comer legumes. E mais: quem quer secar até cinco quilos pode atingir a meta fazendo pequenas adaptações na alimentação. Acima disso, é necessário seguir um regime para evitar erros e frustração no processo.
— Pessoas que não comem legumes, em geral, são gordas, porque consomem muita batata e massa. Se você não come legumes, como acompanha a carne ou o peixe? Com arroz, macarrão e feijão, e isso faz engordar. Legumes têm vitaminas, fibras, sais minerais e água. Fazem volume no estômago e têm poucas calorias — diz o médico, que esteve no Brasil na semana passada para divulgar seu mais recente livro de receitas, “Confeitaria Dukan”, e lançar produtos de sua própria marca.
Segundo Pierre Dukan, não há segredo para emagrecer: basta ter atenção ao açúcar e à gordura. Além de priorizar a ingestão de proteínas — que “são a base da alimentação e calam o apetite”, afirma —, quem quer perder peso deve lançar mão de temperos aromáticos como aliados.
— Eles agem na saciedade da boca. Cravo-da-índia, pimenta, cúrcuma e curry substituem o sal. No lugar do açúcar, os melhores são baunilha e canela — ensina.
Como é o método
O método inventado pelo nutrólogo é dividido em quatro fases: duas para emagrecer e duas para estabilizar o peso, sendo obrigatória a prática de atividade física em todas.
Na primeira etapa, chamada “Ataque”, só é permitido comer proteínas. Ela deve durar de dois a sete dias. A meta é eliminar rapidamente entre um e cinco quilos.
A segunda é o “Cruzeiro”, período em que pode-se adicionar legumes à alimentação. O objetivo é perder, em média, um quilo por semana. O ritmo deve ser mantido até a obtenção do peso ideal.
Na terceira fase, “Consolidação”, carboidratos e lipídeos são introduzidos à dieta de forma moderada. A última etapa é a “Estabilização”: a pessoa readquire a liberdade alimentar, mas deve caminhar todo dia e só comer proteínas em um dia da semana.

fonte jornal extra

Sem comentários:

Enviar um comentário