segunda-feira, 23 de junho de 2014

Por que tomar café da manhã é importante?

Fracionar as refeições é a melhor opção


Você já deve ter lido sobre isso em várias revistas! A maioria das pessoas sabe que é importante, mas quem quer perder peso acha que, se omitir o café da manhã, estará consumindo menos calorias e, portanto, facilitando o emagrecimento.

Durante o período de sono o organismo fica 7 a 8h sem ser abastecido, e então começa a utilizar a reserva de glicogênio hepático (reserva de glicose no fígado) para melhorar a glicemia e mantê-la em níveis adequados. Assim, a pessoa que não toma café e sai para trabalhar passa a usar essa reserva. Aí é que está o problema: após a utilização do glicogênio hepático, o organismo fica em estado de ALERTA, pois precisa de qualquer maneira repor essa reserva. Essa reposição é eficiente com o consumo de alimentos altamente energéticos e especialmente ricos em carboidratos. Vem daí a expressão: “Me deu uma vontade desesperada de comer doce”! E aí o consumo de carboidrato acaba sendo exagerado.

Essas sobrecargas ao longo da vida podem desequilibrar o metabolismo e ser um fator de risco para o desenvolvimento de diabetes, especialmente para pessoas que têm história familiar dessa doença.

Então o melhor é sempre fracionar as refeições, a fim de fornecer pequenas quantidades de glicose no sangue, sem provocar sobrecargas diárias, como pode acontecer com pessoas que comem grandes quantidades de alimentos em apenas uma refeição.

Samara Bernardo

Sem comentários:

Enviar um comentário