sábado, 30 de maio de 2015

BOM JESUS ITABAPOANA - RJ INAUGURA FEIRA DE PRODUTOS ORGÂNICOS











Foi inaugurada nesta sexta-feira (29/05) a primeira Feira de Produtos Orgânicos em Bom Jesus do Itabapoana. Os produtores montaram suas barracas no centro da cidade e nem a chuva, que caiu no início da manhã, espantou a clientela.
A feira é resultado do Projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), que começou há cinco anos no Noroeste Fluminense, e reúne Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SMAMA), SEBRAE, Fundação Banco do Brasil (FBB) e a Emater-Rio.
Na solenidade de abertura, o secretário da SMAMA, Sebastião Vieira, destacou que “oferecer produtos sem agrotóxicos é um passo muito importante para a comunidade e para os agricultores de Bom Jesus”.
Na ocasião, o vice-prefeito Jarbas Borges, que representou a Prefeita Branca Motta, agradeceu os esforço dos técnicos de todas as entidades envolvidas no projeto:
- A sustentabilidade se faz no dia-a-dia e esta parceria tem tudo para dar certo, pois nossos produtores são unidos e estão bem assessorados, afirmou.
As barracas montadas hoje reuniram plantadores de Bom Jesus e de Varre-Sai. Eles ofereceram ao público verduras (alface de vários tipos, couve, cebolinha, salsa, taioba, etc.), frutas (abacate, laranja, limão {galego e taiti}, maracujá e mexerica) e legumes (abóbora, cenoura, chuchu, mandioca, etc.).
A partir de 2010, os produtores que queriam trabalhar com orgânicos foram cadastrados e receberam visita de técnicos do SEBRAE. Em seguida, os aprovados receberam insumos de apoio, como caixas e bombas d’água, canos e adubo da FBB. A SMAMA entrou com o transporte desses insumos e apoio para que a terra fosse arada, além de prestar assistência técnica.
O trabalho também foi feito nos municípios de Natividade, Porciúncula e Varre-Sai. A partir daí, os agricultores formaram a Associação dos Produtores de Orgânicos do Extremo Noroeste Fluminense (APROENF). O projeto PAIS tem uma comissão de avaliação, com representantes de todos os municípios, que vistoria as propriedades pelo menos duas vezes por ano. A associação já tem hoje cerca de 50 membros.
A Feira de Orgânicos será realizada toda sexta-feira, das 6 horas às 11 horas em frente à Secretaria de Saúde (pracinha da Bíblia). Os interessados podem ligar para (22) 3833-9600 para mais informações.

Ascom PMBJI

Sem comentários:

Enviar um comentário