quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Comunidade Bethânia em Italva - “Acolher a cada um que vem até nós como ao próprio Cristo”.


Sacerdote da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, dentre tantos trabalhos que exerceu, teve a oportunidade de atuar como diretor e no Colégio São Luiz de Brusque (SC), onde também prestava atendimento espiritual à famílias e jovens da região. Dentre os acompanhados que o Pe. Léo ouvia e orientava, notou-se que o problema das drogas era a urgência a ser combatida. A partir dessa experiência pessoal, Pe. Léo sentiu a necessidade de proporcionar a essas pessoas um lugar e um ambiente que revelasse um jeito novo de viver, saudável e pleno. Notou-se também a necessidade de uma ação concreta de promoção social e um sério trabalho visando a transformação da sociedade e a urgência de um ambiente apropriado para uma retomada de vida através da pregação de retiros espirituais e cursos que ajudem na redescoberta de um novo sentido para a vida.

Assim, inspirada na Bethânia bíblica, olhando para os irmãos, Marta, Maria e Lázaro, esta Comunidade nasceu como casa de acolhida dos diversos marginalizados da sociedade que procuram um novo jeito de viver. Assim, Comunidade Bethânia, não é um centro de recuperação e nem uma clínica onde se internam pessoas para tratamento.

Bethânia é um recanto onde somos chamados a acolher quem vem até nós como o próprio Cristo e com ele ser família. Não temos pacientes, mas sim filhos e filhas.

Padre Léo
Pe. Léo sempre deixou claro que a comunidade não cura ninguém. Este é um trabalho que deverá ser feito por cada um, deve partir da vontade de cada ser humano. As pessoas que vivem na comunidade com a vocação e missão de acolher são colaboradores no processo de restauração, procurando ajudar filhos e filhas a redescobrir um novo jeito de viver.
Na Comunidade todos têm o compromisso de oferecer sua amizade, orações e uma oportunidade para cada um trilhar seu caminho, segundo o seu próprio esforço e persistência. Não existem curas mágicas para a dependência química, ou qualquer outra dependência. Em Bethânia, cada um deve ser o primeiro responsável em se ajudar.

Em resposta ao apelo do Espírito Santo ao coração do Pe. Léo, muitas pessoas abraçaram esse mesmo ideal. Em São João Batista (SC), Pe. Léo foi presenteado com um terreno, onde a Comunidade Bethânia concretamente iniciou seus trabalhos de acolhimento.

 A missão da comunidade é acolher Jesus que vem ao encontro na pessoa que cada um que nos chega.  Bethania é comunidade de vida, uma comunidade de acolhimento. A espiritualidade perpassa o âmbito do amor e da misericórdia de Deus.

Sendo assim, em cada um dos recantos, todas as quintas-feiras, há o Dia do Pré-acolhimento. Trata-se de um dia no qual recebem  para um primeiro contato, aqueles (as) que desejem ser acolhidos em na comunidade. Este primeiro encontro é fundamental para que seja feita a apresentação da comunidade, do carisma, valores e modo de vida aos  filhos e filhas que nos procuram. Da mesma forma, é imprescindível que a família, ou algum responsável se faça presente no ato do encontro.

Feito este contato inicial, com as pessoas a serem   acolhidos(as) eles retornam para sua casa e ficam no aguardo do surgimento de uma vaga no recanto em que será acolhido, e no qual fez a entrevista de acolhimento.

Uma das condições para o acolhimento  a pessoa que busca ajuda  queira livremente ser acolhido em Bethânia.

 É necessário o sincero desejo de ser acolhido e assumir nossos valores e modo de vida. A  comunidade é  de caráter religioso e vivem da fé católica, na comunhão com toda a Igreja realizando a missão.

Tem recantos espalhados pelo país, e é necessário que aquele(a) que deseja ser acolhido entre em contato com o recanto mais próximo de sua casa, de seu local de habitação.
 Na região Noroeste do Estado Rio de Janeiro, a acolhida é feita na Comunidade Bethânia em São João Batista .

A comunidade foi iniciada em dia 09 de outubro de 2011, por ocasião do aniversário de cinqüenta anos de nascimento do Padre Léo, foi dado início Pelas mãos do Padre André Luna, sendo celebrada no dia 26 de outubro a Missa de Envio em São João Batista, e na noite do dia 27 de outubro de 2011 beijava o chão do recanto de Italva o Consagrado José Gentil, seu filho Luan Patric (adolescente), e o filho de Bethânia Antonio Voss. A esse grupo, se juntaria um mês depois, no dia 27 de novembro de 2011 o Consagrado Edimar Antonio e o filho de Bethânia José Aparecido.

Assim iniciou esse trabalho de ajudar e servir ao próximo através da religiosidade.

Para você que precisa de ajuda,busque a comunidade,busque a verdadeira mudança em sua vida.Só depende do seu sim!

Ajude  a Comunidade Bethânia a acolher cada um dos excluídos, daqueles “que dão trabalho”, aqueles que “não tem mais jeito” e devolver-lhes a dignidade de filhos e filhas amadas do Pai.

Ao se tornar um amigo e benfeitor de Bethânia, você começa a contribuir para que possamos acolher todos aqueles que vêm ao nosso encontro e também passa a receber de forma bimestral a Revista: Viver Bethânia, com conteúdo de formação cristã, testemunhos de consagrados e familiares, e o  jeito de ser e viver Bethânia.

Entre em contato  através do e-mail soubethania@bethania.com.br ou pelo telefone (48) 3265-4416.








Sem comentários:

Enviar um comentário