domingo, 20 de agosto de 2017

7º FESTIVAL DE CHORINHO E SANFONA DE ROSAL DISTRITO DE BOM JESUS DO ITABAPOANA - RJ



O Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal chega em sua sétima edição com o objetivo de preservar e difundir as raízes musicais do choro e da sanfona para as novas gerações. Através de para parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Indústria, comércio, turismo e cultura de Bom Jesus do Itabapoana, em 2014, o SESI Cultural se tornou realizador do festival, por acreditar no potencial criativo do local e de sua comunidade.

O evento acontece de 7 a 10 de setembro, na única praça existente. As atrações se apresentam no palco principal, no Coreto e nas ruas de Rosal. Atividades como exposição de artesanato e praça de alimentação com comida típica acontecem, simultaneamente ao longo dos quatro dias do festival.

A programação está repleta de grandes nomes como a Fanfarra Rogério Figueiredo, Zé Paulo Becker & Semente Choro Jazz, Léo Gandelman, Robertinho de Recife e Tibor Fittel, Nicolas Krassik e Mestrinho, entre outros sucessos.

O PROJETO

A ideia de um festival de música era um desejo coletivo da comunidade de Rosal e, em 2009, esta ideia se transformou no primeiro projeto Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal. A primeira edição aconteceu efetivamente em 2011, com recursos do município e o apoio de empresas locais.

Em sua segunda e terceira edições (2012 e 2013) permaneceu a mesma forma de realização, porém já era possível perceber a força do evento e a necessidade de um novo formato que viabilizassem um crescimento com qualidade e profissionalismo.

A entrada do SESI Cultural como realizador em 2014, consolidou o Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal no calendário de eventos e turismo cultural do interior do estado do Rio de Janeiro, considerando também as regiões da Zona da Mata Mineira e Sul do Espírito Santo.

O evento cresceu e mostrou seu potencial de criatividade e transformação, com uma programação diversificada e de qualidade. A quarta edição foi marcada pela participação popular e o projeto conseguiu concretizar um de seus principais objetivos: a circulação de renda na localidade de Rosal.

O conceito de economia da cultura começa a tomar conta da localidade e o festival levou a esperança de que, com força de vontade e criatividade, é possível transformar as dificuldades em oportunidades.

Para o SESI Cultural, ser o realizador do festival é uma forma de ampliar suas ações no Noroeste Fluminense de forma efetiva e com resultados muito além do entretenimento em uma região que tem sede de cultura.

Promover a diversidade cultural é um dos objetivos do SESI Cultural e, ações como essa, que preservam o patrimônio imaterial, são fundamentais para o desenvolvimento de lugares singulares como Rosal.

SERVIÇO
Evento: 7º Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal
Data: 7 a 10 de setembro de 2017
Informações: 08000231231

PROGRAMAÇÃO

07/09 – QUINTA-FEIRA
Praça e ruas
19h – Abertura com a Fanfarra Rogério Figueiredo

Palco principal
20h30 – Zé Paulo Becker & Semente Choro Jazz
22h30 – Léo Gandelman

Coreto
21h30 – Lira 14 de Julho

08/09 – SEXTA-FEIRA
Palco Principal
14h – Orquestra Popular de Macaé
17h – Pixinguinha para Crianças
20h30 – Robertinho de Recife e Tibor Fittel
22h30 – Choro na Rua

Coreto
16h – Amantes da Arte
21h30 – Choro da Glória

09/09 – SÁBADO
Praça e Ruas
14h –Sanfonada

Palco Principal
16h – Academia do Choro
20h30 – Luciana Rabello
22h30 – Nicolas Krassik e Mestrinho

Coreto
17h – Os 5 Companheiros – Homenagem aos 120 anos de Pixinguinha
21h30 – Rogério Almeida e Banda


10/09 – DOMINGO
WORKSHOP PRINCÍPIOS DO CHORO - COM LUCIANA RABELLO
Um panorama da história dos pioneiros do Choro
Local: Lira 14 de Julho
Carga horária: 2h
Entrada franca
10h30 às 12h30 – A partir de 14 anos

Mais informações no Teatro SESI Itaperuna tel.: (22) 3811-9246

* No dia 10 (domingo) a Prefeitura realizará um plantio de mudas
*Atividades simultâneas: exposição de artesanato e praça de alimentação com comida típica                       
Fonte: FIRJAN

Sem comentários:

Enviar um comentário